Belostoma sanctulum (Montandon, 1903)

Belostoma sanctulum (Montandon, 1903)

Localidade-tipo: Espírito Santo, Brasil.

Distribuição e hábitat: Essa espécie é registrada para a Argentina: Chaco; Brasil: Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.

SAIBA MAIS SOBRE A ESPÉCIE:

Descrição

Coloração geral castanho-escura. Corpo elíptico e um pouco alongado. Comprimento do anteóculo 0,94 – 1,00 vez o comprimento do interóculo. Comprimento do segundo segmento do rostro (primeiro visível) 0,87 – 0,93 vezes o comprimento do terceiro segmento (segundo visível). Comprimento da SFA menor do que o comprimento da SFP. Clípeo atingindo a linha ocular. Vértice sem carena longitudinal mediana. Largura interocular posterior 1,53 – 1,73 vezes o comprimento do anteóculo, e 1,61 – 1,77 vezes a largura de um olho. Olhos arredondados e um pouco globosos. Pronoto, sem pilosidade conspícua e sem carena longitudinal mediana. Escutelo atingindo, ou não, a linha nodal (0 – 0,40 mm); carena longitudinal mediana ausente no escutelo. Carena prosternal pouco proeminente, arredondada em seu ápice e projetada anteriormente. Pilosidade não se estendendo até o opérculo genital, cobrindo um pouco mais da metade do conectivo. Falo simétrico, não curvado em vista lateral, um pouco arredondado. Braços dorsais com a mesma largura em toda sua extensão, divergentes, não cobrindo totalmente as margens do divertículo, em vista dorsal. Divertículo ventral com uma dilatação ventral, não apical, em vista lateral; protuberância caudal dorsal ausente em vistas dorsal e lateral; protuberância apicoventral ausente em vistas lateral e ventral; margens externas laterocaudais convexas, sem sinuosidades, em vista ventral; relação largura – comprimento do divertículo ventral, em vista ventral, igual a um.

Dimensões em mm (macho/fêmea):

Comprimento total do corpo: 17,0 – 18,0 / 17,0 – 18,0; largura máxima do corpo: 7,5 – 9,0 / 6,3 – 7,0; comprimento do pronoto em sua porção mediana: 2,60 – 2,80 / 3,04; largura do pronoto: 5,28 – 5,76 / 6,16; relação largura – comprimento do divertículo ventral, em vista ventral, igual a um.

Clique nos pontos sobre a imagem para saber mais:

Comentários:

Segundo DE CARLO (1938a) e SCHNACK (1973a, 1976), o comprimento do pronoto em sua linha média é maior que a metade de sua largura posterior em B. sanctulum. Entretanto, isso é um caso de interpretação incorreta dessa medida e não deve ser levada em conta. A carena prosternal é projetada anteriormente, o que a torna bastante peculiar.

O que diz a literatura?

Essa espécie tem sido encontrada em ambientes dulçaquícolas que não possuem abundância de caramujos.

To top